terça-feira, julho 06, 2010

Curitiba PR

Data de chegada: 02/07/2010 07:00AM

Cinco dias e estão por vir mais doze. Não sei se conseguirei.

Vivendo uma rotina totalmente diferente, dormir a meia noite, não sair em festas, não ir na academia, não estar com a minha cachorra, isso tudo está em deixando louca.

A cidade é legal e tudo mais. Ontem fui até o centro (estou eu um bairo em algum lugar nos arredores do centro) olhar lojas, encontrei algumas coisas legais que amanhã irei comprar. Uma coisa interessante é o sistema de transporte coletivo urbano, vulgo ônibus. Não existe passagem de ônibus, vulgo vale-transporte, ou tu usa um cartão de isento ou paga na hora a passagem (R$ 2,20 e R$ 1,00 nos domingos). Além disso tem todo um sistema de estações,vulgo tubos, onde tu espera o ônibus (paga para entrar no tubo) e vai para o terminal do bairro (mini rodoviária onde tu pega outros ônibus sem pagar mais uma passagem) ou para outros terminais em outros bairros ou outros tubos. Os ônibus avisam qual terminal/tubo vai parar, quais 'conexões' poderão ser feitas, tudo isso com um letreiro luminoso e uma voz fenina nos auto falantes.

Como deu para ver, eu gostei dos ônibus, mas continuo não gostando de andar de ônibus.

Aqui neste bairro que estou, provavelmente ous outros também são assim, parece mais Carazinho, ou qualquer outra cidade pequena, a única diferença é que tem barulho de aviões grande parte do dia. Realmente não parece Curitiba em sí ou uma capital. Apenas no centro, o centro sim que parece capital. Se fosse morar aqui moraria no centro.

Meus cinco dias estão se resumindo a ver TV, assistir filmes (de uma locadora bem legal que dá pra pegar filmes pela net), e as vezes sair para ir ao mercado ou algo assim. A ida ao centro foi uma rara excessão. Resumindo, estou entediada. Muito.

Para amanhã tenho um plano. Aprendi a ir até o centro (basicamente ir até uma avenida lá e só seguir reto toda vida nessa avenida) e irei até lá apé. Creio que sejam 18 quilômetros de percurso. Quem se importa? Já fiz pelo menos 16 atravessando Carazinho ida e volta trevo a trevo, sem falar que deve dar algo parecido com isso os passeios de subir e descer a avenida nos domingos, além de que, já gastei R$ 8,80 só para ir até o correio e voltar e ir até o centro e voltar, não vou ficar gastando dinheiro à toa.

O plano é o seguinte: Sair cedo da manhã (antes de 08:00AM) e ir até a avenida Marechal Floriano Peixoto (sim, tem essa rua em Carazinho também, falta de criatividade), subir essa rua em direção ao centro olhando as lojas no percurso. Olhar as lojas do centro que gostei na segunda-feira e voltar. Simples. Eficiente. Insano.

Na média de três filmes a cada dois dias, algum tempo na internet e séries e desenhos da Sky vou levando essas 'férias' até dia 18. Espero não enlouquecer até lá. Espero poder aproveitar realmente a cidade ao invéz de ficar trancada dentro de casa. Espero realmente conseguir ficar até dia 18.

Está na hora de por o Explorer Mode On e descobrir a cidade por mim mesma. Se me perder, pego um táxi.

Nenhum comentário: